Você sabe o que é um papa-reza? Mesmo sem saber, se você é uma pessoa que costuma rezar pedindo alguma coisa a Deus ou a um santo de sua devoção, provavelmente você já alimentou algum papa-reza, principalmente se você reza em alguma igreja. O papa-reza é um espírito que se alimenta das orações das pessoas, geralmente ficam em igrejas, tanto católicas quanto evangélicas, mas também se alimentam das orações de quem reza em casa regularmente, quanto mais fervorosa a oração, mais energia é dispendida e mais interesse em ficar com essa pessoa o papa-reza vai ter.
Os espíritos papa-reza de igreja evangélica se veem como missionários, fantasiam em sua mente que morreram mas não estão no descanso eterno aguardando a volta de Jesus porque são especiais e foram escolhidos para trabalhar para Deus mesmo depois de mortos. Costuma agir em bandos sob a direção de algum pastor morto que também se imagina um missionário que tem que continuar pastorando seu rebanho depois de morto. Formam verdadeiras milícias no astral para atender as correntes de oração e propósitos que inventam nas igrejas ou quando alguém coloca o nome de alguém num caderno de orações. Já pegamos vários casos de ex-crentes que são perseguidos por essas milícias. Quando a intenção da oração é para a prosperidade de empresas, por exemplo, essas milícias atuam do mesmo jeito que os trabalhos de magia feitos em terreiros, uma horda de espíritos papa-reza tenta beneficiar o crente que orou prejudicando outros comércios concorrentes.
Já os espíritos papa-reza de igreja católica agem individualmente, costumam ficar nas igrejas e papam a reza dos fiéis que rezam na igreja ou vão lá fazer alguma promessa. É comum esses papa-reza católicos terem devoção por algum santo quando eram vivos e depois de mortos ficam junto da estátua desse santo na igreja, e quem reza para esse santo eles tentam atender o pedido. Alguns fazem isso por tantos anos que passam a acreditar que são o próprio santo ao qual tinham devoção, se identificam com a imagem. Muitos papa-reza de igreja católica eram padres, mas também tem pessoas que não eram do clero, devotos civis. Quando tentam atender o pedido de quem rezou geralmente acabam obsidiando ou vampirizando a pessoa que era alvo da reza.
Para quem acha impossível que isso aconteça, vale lembrar que segundo Allan Kardec no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, no Capítulo XXVII - Pedi e obtereis, item 9 - Ação da prece. Transmissão do pensamento, temos o seguinte:
9. A prece é uma invocação, mediante a qual o homem entra, pelo pensamento, em comunicação com o ser a quem se dirige. Pode ter por objeto um pedido, um agradecimento, ou uma glorificação. Podemos orar por nós mesmos ou por outrem, pelos vivos ou pelos mortos. As preces feitas a Deus escutam-nas os Espíritos incumbidos da execução de suas vontades; as que se dirigem aos bons Espíritos são reportadas a Deus. Quando alguém ora a outros seres que não a Deus, fá-lo recorrendo a intermediários, a intercessores, porquanto nada sucede sem a vontade de Deus.
Nesse trecho que eu negritei Kardec afirma claramente que as preces são ouvidas por espíritos que as fazem chegar a Deus, que diretamente ninguém consegue falar com Deus. Basicamente Kardec imaginava que Deus estaria numa frequência energética muito alta, inatingível para espíritos terráqueos, que não teriam força suficiente para transmitir seu pensamento até Deus.
Eu lembro bem disso porque na época em que eu li isso, eu era adolescente, não concordei com essa ideia, na minha visão todos os seres eram parte de Deus, portanto não teria sentido ter que usar outro espírito como intermediário, como se precisássemos de uma escala com vários seres cada vez mais elevados para levar uma oração até Deus.
Kardec percebeu que muitos espíritos recebiam a energia das preces endereçadas e Deus, que é o que acontece de fato, mas devido à suas crenças ele imaginou que os espíritos atuariam como intermediários fazendo chegar a Deus o que fosse realmente importante. Kardec não percebeu ou não quis falar abertamente que na prática os espíritos que recebem as orações se alimentam delas. Creio que ele não chegou a perceber que muitos espíritos papa-reza se fazem passar por anjo da guarda da pessoa ou por algum santo porque esse não era o escopo do trabalho dele.
Já tratei sobre a questão de como funciona na prática a reza, prece ou oração em dois posts anteriores: Intenção e O poder da oração, mas vou colocar mais alguns exemplos de como agem os papa-reza. Uma cliente nossa estava com uma casa a venda sem aparecer nenhum interessado, vimos que uma pessoa quer muito comprar a casa e rezou muito para que ela não conseguisse vender, que baixasse bastante o preço para essa pessoa poder comprar. Um espírito papa-reza pegou a energia dessas orações e estava tentando ajudar essa pessoa, colocou na casa um manto de invisibilidade para que ninguém visse a casa. No mesmo dia que obliviamos o papa-reza e retiramos a energia de invisibilidade que ele colocou sobre a casa um vizinho dela que mora ao lado da casa que está à venda entrou em contato com a nossa cliente dizendo que tinha acabado de ver a placa de venda, que não sabia que eles estavam vendendo a casa, sendo que a placa está no local há mais de um mês.
Outro caso, a mãe de uma cliente nossa, uma senhora idosa, reza muito em casa. Estava com um espírito papa-reza junto com ela, a idosa não gostava do genro, rezou muito para se livrar dele e o espírito papa-reza influenciou na separação do casal. Outro caso, filho de uma cliente tirando nota ruim na faculdade, se atrapalhou na entrega de trabalhos, vimos que a mãe de um colega dele rezou muito para que os colegas do filho fossem mal numa determinada disciplina em que o filho dela foi muito mal, para não parecer que apenas o filho dela era ruim na disciplina. Um espírito papa-reza pegou o serviço e fez esse filho da nossa cliente e outros colegas dele cometerem erros para não tirarem boas notas nessa disciplina.
Um outro cliente nosso estava noivo, morando junto com a noiva, e a mãe dela rezou muito em mais de uma igreja, fez promessa para santo, tudo para que o relacionamento dos dois desse certo, para que ficassem juntos. Nove espíritos papa-reza que estavam nessas igrejas em que ela rezou pegaram o serviço e amarram o casal, não deu certo a amarração porque ele se envolveu com outra mulher com quem veio a se casar, mas a antiga noiva anos depois ainda está sozinha porque os papa-reza se grudaram nela e não a deixam se envolver com outro homem. Esses são apenas alguns exemplos de quem são e como agem os espíritos papa-reza, para onde vai a energia da oração na prática, algum espírito que está perto se alimenta dessa energia e tenta ajudar a pessoa que rezou, os papa-reza. E vale lembrar que os papa-reza são espíritos comuns, não tem nenhuma sabedoria especial ou santidade, são espíritos que agem sem pesar os dois lados da questão, querem apenas ajudar quem reza, e geralmente ajudam mais do que atrapalham, mesmo sendo bem intencionados às vezes.
Comments